quarta-feira, 25 de maio de 2011

Andrea Moda (Parte 1)

Ae pessoal,beleza

Com meu tempo de estudo na Formula 1 sei muita coisa engraçada, a historia da Life Racing Engines,James Hunt e a melhor de todas:a historica Andrea Moda.

Tudo começou com um certo Enzo Coloni vendendo sua equipe para um desconhecido,um estilista chamado Andrea Sasseti,mas primeiro,para quem não conhece,mandarei quem era a Enzo Coloni:
Enzo Coloni era o dono da Coloni,equipe de formula 1 que nunca foi la estas coisas,mas sempre fui fã.a Coloni era uma das muitas equipes de F3000 que tentou ir para formula 1,mas não deu muito certo

Isto era uma Coloni-Ford C4,pilotada pelo Pedro Chaves

Ate ai tudo bem,e normal vender espolios de equipes para outras empresas ou pessoas,mas foi vender justamente a Andrea Sasseti,um trambiqueiro de primeira,se Enzo Coloni prevesse o futuro,não venderia,mas não faria diferença,a Coloni era famosa por sequer pre-qualificar seus carros nos GPs.

                                Bernie Ecclestone e Andrea Sasseti,se conheçe Formula 1 sabe quem é o cara da esquerda
Mas vamos parar de falar de Coloni e vamos falar de Andrea Moda.Sasseti pagou 8 milhões de Libras pelo espolio da equipe,3 chassis Coloni C4 e motores Ford Cosworth DFR.Nada que fosse muito competitivo na Formula 1 ja que a Coloni era uma equipe pequena.
Sasseti conversou com o pessoal da Dallara,para trocar os motores Ford Cosworth DFR por motores Dallara Judd GV (''que bela troca,hein Sassseti'').Ai estavam prontos,Um Coloni C4,com motor Judd (que beleza),e agora?


                                     Esta é a Andrea Moda-Judd C4,pilotada pelo Alex Caffi,da para fazer um antes e depois
A primeira aparição da Andrea Moda em corridas foi no Bologna Motor Show,(uma corrida em circuito ''In Door'',somente com estreias do campeonato,recomendo que vejam no You Tube),O piloto era Antonio Tamburini (desconhecido para maioria de quem le este blog).A participação não foi tão ruim,ela passou a primeira rodada e acabou batendo na Minardi de Gianni Morbidelli e acabou abandonando.

                                                                                             Antonio Tamburini
Na temporada de 1992,Sasseti tira Antonio Tamburini e coloca Alex Caffi e Enrico Bertaggia,dois pilotos com alguma experiencia em carros do ''fundão''.Alex Caffi não conseguia pre-qualificar com sua Footwork e Enrico Bertaggia conseguia pouco com sua Coloni em 1989.(Percebam a Coincidencia)
Ai veio a primeira aparição em um GP oficial de Formula 1,O GP da Africa do Sul,o primeiro GP la depois de 6 anos.Mas a Andrea Moda ficou 15 a 20 segundo mais lento que os outros carros do grid (!),deu algumas voltas nos treinos de quinta-feira e depois não pode mais correr,a FISA os não deixou por causa de uma taxa de inscrição de equipes novatas de $100mil,mas imagina o que vai acontecer,se pensou não vai pagar esta certo,Sasseti não pagou dizendo que sua equipe decendia da Coloni,e não era nova entre outros ''coloquios sonolentos para gado bovino repousar'.A FISA não caiu nessa,e não deixou mais a Andrea Moda entrar na pista sem pagar a bendita taxa.Ai Sasseti pagou a taxa a contra-gosto,e (Provavelmente) pensou ''pagar uma taxa dessas para fazer duas Colonis velhas correr não vale a pena''.
                                                          Alex Caffi no GP da Africa,''coloquiuos,taxas e corridas''
Andrea Sasseti entrou em contatou com Nick Wirth (dirigente da Simtek Engineering,que depois virou equipe que vou escrever neste blog),e disse que queria um carro para a equipe dele.Wirth tinha um projeto paar o mesmo ano,chamado BMW S192,que seria o carro da BMW na Formula 1.Ele pegou o carro(que estava pronto),fez uns ajustes de utilização duvidosa em tempo muito rapido e deu em um dos piores carros de Formula 1 da Historia,o Andrea Moda-Judd S921.

                             Andrea Moda-Judd S921,decididamente um dos piores carros da historia da Formula 1

Sasseti chutou seus pilotos (Alex Caffi e Enrico Bertaggia) e contratou novos (nem tanto) pilotos,Roberto Moreno e Perry McCarthy (a dupla de pilotos mais careca da historia do automobilsmo).E foram para o Mexico,mas não montaram os carros,e foram direto para o Brasil,e saberemos no proximo post

Ramon Mendes

Motorpasión=http://www.motorpasion.com.br/competicao/dias-de-moda-coloni-vestida-de-andrea

Nenhum comentário: