terça-feira, 7 de junho de 2011

Pilotos da Formula 1: Austria

Ae pessoal,beleza?Não tinha mais ideias do que falar hoje,ainda estou cansado de escrever a serie sobre a Andrea Moda,so vou revelar uma coisa:A proxima serie sera da equipe antecessora a Andrea Moda (quer saber,leia a serie).Mas por enquanto,falarei sobre pilotos de Formula 1.Toda Semana falarei sobre algum pais,Hoje falarei sobre a Austria,o pais mais ''macumbado'' da historia da Formula 1.(Quase) Todo piloto austriaco ja se acidentou feio,ou morreu pilotando.Mas vamos a eles:

Gerhard Berger

Começou pela ATS em 1984,passou pela Arrows (1985) e Benetton (1986),mas,apos isso,veio seu apice na carreira,passagens pela Ferrari (1987-1989) e McLaren (1990-1992) e volta para a Ferrari (1993-1995),onde neste tempo ele fora duas vezes 3º lugar no campeonato em 1988 e 1994 (ambos pela Ferrari) e terminou sua carreira na Formula 1 pela Benetton (1996-1997).Berger foi um otimo piloto,e mesmo como coadjuvante,muitos ainda se lembram dele.
Gerhard Berger pilotando na Ferrari 412T2 em 1995

Harald Ertl
Estreou pela Warsteiner Brewery (Hesketh) em 1975,era um piloto mediano (que sempre estava no pelotão do meio) ficou na Hesketh ate 1977 e foi para a Sachs (Ensign)em 1978,onde saiu no meio da temporada e foi para a ATS em 1978 onde ficou ate 1979 e terminou sua carreira na formula 1.Um fato curioso,Ertl foi o unico piloto a não se qualificar pilotando por duas equipes (Sachs e ATS) em 1978.
Harald Ertl pilotando uma Hesketh-Cosworth 308B da Warsteiner em 1975
Helmut Marko
Helmut Marko foi um piloto não muito conhecido na Formula 1,sua passagem na Formula 1 foi pequena.Começou pela Ecurie Bonnier (1971) e depois foi para a BRM (1971-1972) onde treminou sua carreira.Teve mais sucesso na Le Mans,onde venceu em 1971,pilotando com Gjis Van Lennep  e sua mitica Martini-Porsche 917K.
Helmut Marko pilotando sua BRM P153B em 1972
Helmuth Koinigg

Helmuth Koinigg teve uma passagem extremamente curta pela Formula 1,pilotou pela Scuderia Finotto (1974),mas so fez o GP da Austria,a não consegiu classificar a Brabham-Cosworth BT42 da Finotto.No GP do Canada,estava ele na Surtees,pilotu relativamente bem,tirou 10º.E foi para o GP dos Estados Unidos,mas acabou morrendo por la mesmo,quando se perdeu em uma curva do ''The Glen'' e atravessou o Guard Rail (você que tem experiencia na Formula 1 dos anos 70 sabe o quão e pergoso os Guard Rail de Watkins Glen) e no atravessar o Guard rail acabou sendo decaptado.
Helmuth Koinigg pilotando com ao Surtees-Cosworth TS16 em 1974.
Jo Gartner
Jo Gartner começou na Formula 1 em 1984,pela Osella,seu primeiro GP (GP de San Marino),pilotou muito,ate o Alfa Romeo V12 do Osella dele  ''ir pro saco''.Após ele perder o 5 GPs,ele voltou no GP da Grã-Bretanha,agora com outro motor (Alfa-Romeo V8),mas teve um acidente,mas não houve muita coisa.Ele disputou mais alguns GPs em 1984 ate o fim da temporada,tendo como melhor lugar,um 5º na Italia.
Jo Gartner pilotando com a Osella-Alfa Romeo FA1F em 1984
Jochen Rindt
Jochen Rindt,um dos melhores pilotos austriacos da hsitoria da formula 1.Começou na Rob Walker Racing Team (1964),depois foi para a Cooper (1965-1967),onde consguiu um 3ºLugar em 1966,e em 1968,Rindt pilotou pela Brabham.Mas em 1969,ele chegou a o apice da carreira,e começou a pilotar pela Lotus ate 1970,quando morreu,em Monza.Jochen Rindt foi o unico piloto campeão postumo de formula 1.
Jochen Rindt pilotando com a Lotus-Ford 49B em 1969
Karl Wendlinger
Karl Wendlinger começou na Leyton House (1991),na March (1992) ele consegue seus primeiros pontos no GP da Espanha,e no ficou em 12º no campeonato.Em 1993,ele vai para a Sauber,onde se manteria ate 1995,ano que terminaria a carreira na Formula 1.Mas em 1993 ele conseguiu maracr 7 pontos,mas ficou na mesma colocação que ficou no ano de 1992 (12º).Ja em 1994,Wendlinger pilotou pela mesma equipe,mas por causa do acidente que ele teve em Monaco,ele ficou o restante da temporada sem correr,o que deixou-o em 19º.Ele voltou em 1995,mas foi substituido no após o GP da Espanha por Jean-Christophe Boullion.
Karl Wendlinger pilotando com sua Sauber-Mercedes C13 em 1994
Niki Lauda

Andreas Nikolaus Lauda,ou Niki Lauda,mas não faz diferença,ele é o melhor piloto Austriaco que ja passou pela Formula 1,na opinião minha ou de qualquer um que entenda um pouco de Formula 1.Tricampeão mundial,começou a Carreira pela March em 1971 ate 1972.Depois,foi para a BRM em 1973 e ficou uma temporada,ate 1974,quando começou o seu apice na carreira e o começo na Ferrari onde pilotou ate 1977,sendo campeão em 1975 e 1977,mas tambem,houve seu pior momento,o acidente em Nürburgring Nordschleife,no ano de 1976,na qual ele ficou com varias queimaduras ate hoje.Em 1978 ele foi para a Brabham,onde pilotou ate 1979 e fez sua prmeira aposentadoria.Em 1982,ele volta para a Formula 1,pilotando pela McLaren,onde pilotou ate 1985,e foi campeao mundial em 1984,por diferença de meio ponto contra Alain Prost.Ai ele terminou a carreira na Formula 1 e foi cuidar de sua compania aerea,a LaudaAir.
Niki Lauda guiando sua McLaren-TAG MP4/2 em 1984
Roland Ratzenberger
Roland Ratzenberger foi um piloto austriaco com carreira muito curta na Formula 1,começou a pilotar na Formula 1 em 1994,pela Simtek,e so conseguiu fazer o GP do Pacifico,em TI Aida,pois no Brasil ,ele não se classificou (Naquele tempo,o GP do Brasil era o primeiro do calendario),em TI Aida ele conseguiu 11º lugar com sua Simtek.Ai,ele foi para o GP de San Marino,mas em 1994,bem o GP mais amaldiçoado da Historia,onde morreu dois (Ayrton Senna e mais um certo alguem) teve mais dois acidentes (Rubens Barichello em um,Pedro Lamy e JJ Letho em outro) e mais um acidente de boxes (Pierluigi Martini),foi na Curva Villeneuve,ele perdeu a asa traseira na curva a 306 Km/h e na hora de fazer a curva, cade a Downforce para estercar o carro?Ai ele bateu no muro e expos toda fragilidade do chassi Simtek,morreu com uma fratura no Cranio pela batida no acidente.
Roland Ratzenberger pilotando sua Simtek-Ford S941 em 1994
Hans Binder
Piloto desconhecido para muitos na Formula 1,Hans Binder começou na Formula 1 na Ensign em 1976,onde somente fez o GP da Austria (na primeira temporada pela equipe),depois,no mesmo ano,foi para a Wolf,onde somente fez o GP do Japão.Em 1977 ele voltou para a Ensign,onde pilotou ate o GP de Monaco.Ficou 5 GPs sem pilotar e foi para a ATS onde pilotou ate o GP da Italia e voltou para a Ensign,onde terminou a temporada.Voltou para a ATS em 1978,somente disputou o GP da Austria e terminou sua carreira na Formula 1.
Hans Binder pilotando a ATS (Penske)-Cosworth PC4 em 1977
Patrick Friesacher
Patrick Friesacher foi outro piloto deconhecido na Formula 1,começou e terminou a carreira na Minardi,em 2005,Pilotou ambos os carros da Minardi do campeonato (Minardi-Cosworth PS04B e PS05) e saiu após o GP da Grã-Bretanha.
Patrick Friesacher e sua Minardi-Cosworth PS05 em 2005 
Christian Klien
Um piloto austriaco mediano,começou sua carreira em 2005,pela Jaguar,onde ficou uma temporada,pois a Jaguar acabou no mesmo ano e foi comprada pela Red Bull,onde pilotou durante dois anos e conseguiu sua melhor colocação no campeonato,15º,e depois foi para a Honda em 2008,e ficou ate acabar a Honda F1 Team (que foi em 2008),e ficou uma temporada sem pilotar,e voltou no ano passado pela Hispania,fez uma atuação pifia e nessa temporada esta sem pilotar,mas pode continuar pilotar em outras equipes.
Christian Klien pilotando a Hispania-Cosworth F110 em 2010
Karl Oppitzhauser
Karl Oppitzhauser e o da esquerda (para ter uma ideia de tão dificil de achar uma foto do tempo de pilotagem na F1 de Karl Oppitzhauser)
Karl Oppitzhauser é um piloto totalmente desconhecido na Formula 1,pilotou na ÖASC em 1976 e somente fez o GP da Austria,no Gp ele abandonou na corrida e ai termina a carreira dele na Formula 1.
Karl Oppitzhauser e sua ÖASC (March)-Cosworth 761 em 1976
Dieter Quester

Dieter Quester foi um piloto autriaco que pilotou em 1969 e em 1974,não é de 1969 a 1974,em 1969 e em 1974.Quester pilotou na BMW,no GP da Alemanha,na qual não largou.Voltou para a Formula 1 em 1974,pilotando pela Surtees,mas somente pilotou no GP da Austria,tendo terminado o GP em 9º.E assim termina a carreira dele na Formula 1.
Dieter Quester pilotando sua Surtees-Cosworth TS16 em 1974
Otto Stuppacher
Otto Stuppacher foi um piloto austriaco que somente pilotou pela ÖASC (junto com Karl Oppitzhauser),só que Stuppacher pilotou no GP da Italia,GP do Canada e GP dos Estados Unidos,todos em 1976,e não marcou pontos em nenhum.
Otto Stuppacher acelerando seu ÖASC (Tyrrell)-Cosworth 007 em 1976
Alexander Wurz
Alexander Wurz foi um otimo piloto austriaco,começou na Benetton em 1997,fez atuações relativamnete boas em 1998,tirando um 8º lugar no campeonato.Em 2001,ele saiu da Benetton para pilotar pela McLaren como piloto de testes,ficou ate 2004 como piloto de testes,quando virou piloto titular em 2005,na qual teve sua melhor colocação um 3º em Silverstone.Saiu da McLaren em 2006 e foi pilotar na Williams onde ficou ate 2007 e teve resultados  relativamente pifios nas duas temporadas pela Williams.Após a Williams,ele saiu da Formula 1.
Alexander Wurz pilotando com a Benetton-Playlife B198 em 1998
 Terminou,finalmente,isso cansou,3 dias escrevendo para isso,mas a mais dificil de achar foi sobre o Karl Oppitzhauser,a ultima foto,eu achei no F1 Nostalgia,do Rianov Albinov,recomendo ver,é um otimo site.Bom então,pode ser que eu escreva mais algo,mas,esperem algo novo.

Ramon Mendes





Nenhum comentário: